O dia ainda estava amanhecendo quando a equipe da campanha já se movimentava com cartazes, mesas e cadeiras, organizando o movimento, representando o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado na última quinta-feira. Com a equipe bem distribuída é hora de entrar em ação, sem deixar se quer um cidadão passar sem receber o apoio. Até aqueles que não fumam foram instruídos para o incentivo aos fumantes.
Enfermeiras, abelhinhas, jovens e ex-fumantes começaram o trabalho por volta das 08h00, e permaneceram firmes no propósito do "Movimento para uma vida melhor", até às 12h00, deste sábado (02). Calçadão movimentado e instruído, esse era o objetivo dos envolvidos na campanha.
Nos panfletos distribuídos dicas de como fugir da tentação do cigarro, os alertas para os viciados, as consequências, como o infarto do miocárdio, angina, bronquite, derrame cerebral, câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de últero, os primeiros passos para parar de fumar e o que fazer quando a vontade é muito grande. Destaque também às mulheres que são fumantes. No uso de anticoncepcionais apresentam um risco 10 vezes maior de sofrerem derrame cerebral e infarto, e as gestantes que consomem o tabaco, aumentando em até 70% de chances da necessidade do aborto espontâneo. O desrespeito à lei federal nº 9294/96 que proíbe o fumo em recinto coletivo privado e público, também foi colocado em pauta.
A enfermeira Talita de Souza Matos, da ASFECER, salientou a importância do movimento e agradeceu o auxílio de cada um que se disponibilizou em ajudar na divulgação do trabalho. A profissional ficou feliz com o empenho de alguns dos jovens e adolescentes do PROJOVEM, que participaram da organização do evento.
"Gostaria de parabenizar e agradecer aos jovens que fazem parte desse trabalho exemplar no município. O PROJOVEM é muito importante e os garotos e garotas aderiram à campanha. Parar de fumar é uma decisão da pessoa, o adesivo e a instrução são apenas os primeiros passos e nós estamos tentando ajudar com este movimento, através da conscientização", disse a enfermeira.
Mais informações sobre a campanha "Movimento para uma vida melhor": www.cardiol.com.br (Sociedade Brasileira de Cardiologia) - www.tabagismo.org.br (Sociedade Brasileira de Pneumologia Tisiologia) e www.tabagismoonline.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário